16 de abril de 2010

Munique

Até que ponto uma vingança parece justa? Quando a "justiça" passa a ser injusta? Esse é o tema do filme "Munique" do diretor Steven Spielberg (meu diretor favorito, diga-se de passagem).

O filme parte da madrugada do dia 5 de setembro de 1972, quando oito palestinos invadiram a vila olímpica em Munique, na Alemanha, e mataram 2 atletas israelenses e manteve outros nove como reféns, ao amanhecer, o mundo acompanhou pela televisão o desfecho trágico do incidente, no aeroporto da cidade, durante confronto com a polícia alemã, teroristas e reféns foram mortos. Este é apenas o prelúdio, pois o filme trata da resposta de Israel ao ataque, e logo somos apresentados a Avner (Eric Bana), um israelense revoltado com o ataque e que será recrutado pelo Mossad, o seviço secreto de Israel, para liderar um grupo que rirá caçar e matar os responsáveis pelo grupo terorista "Setembro Negro", que enviou os terroristas a vila olímpica em Munique. Os outros integrantes do grupo "contra-terrorismo" são Steve (Daniel Craig), Carl (Ciarán Hinds), Robert (Mathieu Kassovitz) e Hans (Hanns Zischler).

No decorrer do filme vemos que Avner, antes um defensor fiel de sua pátria, começa a desconfiar das reais intenções de seus superiores e torna-se cada vez mais paranóico a medida que a missão fica mais violenta e seu grupo vira alvo de espiões internacionais.

"Munique" gerou protestos desde suas primeiras exibições, tanto de judeus israelenses quanto de muçulmanos, o que demonstra que Spielberg tentou ser imparcial na exposição dos fatos. A fotografia impecável do filme dá o clima certo às cenas e a música de John Williams (parceiro fiel de Spielberg em filmes como ET, Guerra dos Mundos e Indiana Jones, e responsável pela trilha da saga StarWars), um toque de drama necessário ao filme. Em "Munique" Spielberg faz uma crítica as políticas anti-terror dos governos ao mostrar a "transformação" de Avner e sua crescente descrença em seu país.

Para quem gosta de temas históricos, filmes polêmicos e discussões sobre política, "Munique" é sem duvidas um excelente título. Então Aperta o play aí! e bom filme pra você.


Ficha técnica:
Título original: Munich
Gênero: Drama
Duração: 2h44min
Ano de lançamento: 2005
Site oficial: http://www.munichmovie.com/
Estúdio: DreamWorks SKG / Universal Pictures / Barry Mendel Productions / Peninsula Films / Amblin Entertainment / Alliance Atlantis Communications / The Kennedy/Marshall Company / Flashback Productions
Distribuidora: DreamWorks Distribution LLC / Universal Pictures / UIP
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner e Eric Roth, baseado em livro de George Jonas
Produção: Kathleen Kennedy, Barry Mendel, Steven Spielberg e Colin Wilson
Música: John Williams
Fotografia: Janusz Kaminski
Direção de arte: Ino Bonello, Tony Fanning, Andrew Menzies, David Swayze, János Szabolcs e Karen Wakefield
Figurino: Joanna Johnston
Efeitos especiais: Industrial Light & Magic
Edição: Michael Kahn



1 Comentário:

Unknown disse...

Eu gosto de filmes polêmicos!
Confesso que comecei a assistir esse filme umas duas vezes mas nunca consigo vê-lo todo, agora sim... tenho um incentivo! Valeu, Joo!

Postar um comentário

Mais Cinéfilos


Aperta o play aí! © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO