8 de abril de 2010

Ensaio Sobre a Cegueira


"Ensaio sobre a cegueira" é um filme sobre o quão repugnante o "ser humano" pode ser e como a ordem que segura nossas vidas em sociedade é sustentada por fios finos e frágeis.


A história começa num cruzamento comum de uma grande cidade, um homem repentinamente fica cego. Aos poucos a cidade inteira parece viver uma epidemia, todos ficam cegos e as autoridades médicas nao conseguem explicar as causas. Os "doentes" são entao arrancados do convívio em sociedade e isolados do resto do mundo. A situação dos personagens vai fiando cada vez mais dificil a medida que o isolamento aumenta e que as diferenças geram novas regras para a nova sociedade de cegos confinados.

Os conflitos resultam em cenas difíceis de digerir, em certos momentos senti-se um certo nojo de ser da espécie humana, mas a vontade de ver o defecho segura todos até o final, que diga-se de passagem é surpriendente.

Um ótimo filme pra ver em grupo e em seguida iniciar uma reflexão sobre o tema. Confeço que senti orgulho ao saber que a direção era do brasileiro Fernando Meirelles ( talentoso diretor de títulos como "Cidade de DEUS") que foi muito bem sucedido na adaptação da obra do português José Saramago.

Um filme que merece sim ser visto e que provoca profundas reflexões sobre moral, preconceito e costumes.
Então Aperta o play aí! e bom filme.

Ficha técnica: 
Título original: Blindness
Gênero: Drama
Duração: 2h00min
Ano de lançamento: 2008
Site oficial: http://www.ensaiosobreacegueirafilme.com.br/
Estúdio: O2 Filmes / Rhombus Media / Bee Vine Pictures
Distribuidora: 20th Century Fox Brasil / Miramax Films
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar, baseado em livro de José Saramago
Produção: Andrea Barata Ribeiro, Niv Fichman e Sonoko Sakai
Música: Marco Antônio Guimarães
Fotografia: César Charlone
Direção de arte: Joshu de Cartier
Figurino: Renée April 

Edição: Daniel Rezende

6 Comentários:

Unknown disse...

Visceral! E o livro então!!!

Rebeca Amaral disse...

Assiti o filme um dia desses, e cara, é muito bom!
Quando o cara(cego) confiscou a comida e exigiu pagamento por ela foi revoltante. Deu pra ver como o algumas pessoas são gananciosas. Tem cenas bem intensas.
Realmente é um ótimo filme!

Charles Bravowood disse...

Uma amiga minha já assistiu, disse que o filme é muito bom. Ela também comentou que o livro é bem diferente, sem pontuação alguma durante todo o livro, é como se ficassemos cegos também, curioso, né?

Charlie B.

Charles Bravowood disse...

Mestre dos Magos, eu entrei no seu blog, e tentei comentar, mas não consegui, tinha escrito um comentário ótimo, mas aquela caixinha não deu certo, tinha que digitar as palavras e não consegui! Poxa,

Charlie B.

Luana Rodrigues Farias disse...

Nunca vi o filme mas parece ser bom.

Adorei a resenha.

http://www.partesdeumdiario.blogspot.com/

bjs

Mestre dos Magos disse...

Humm que bom que despertei sua curiosidade Luana, agora eh saciar essa vontade dando um Play! com vontade.. heeh
E quanto ao meu outro blog Charlie, ja modifquei o template, adorava o anterior mas realmente ele dificultava as postagens...
Ah!! depois de ver o filme... fica a dica.. leia o livro, que ainda não li mas que tem características interessantes, como as falas dos personagens que são divididas apenas por vírgulas, o que nos da a sensação de também estarmos cegos, exigindo uma concentração maior durante a leitura pra identificar quem esta falando.

Postar um comentário

Mais Cinéfilos


Aperta o play aí! © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO